E aí, Comofaz? – Telemarketing

Acredito impossível viver em uma sociedade normal sem um dia ter se deparado com este indivíduo de alta periculosidade. Ainda mais que você nunca está livre dele, a menos que você se isole completamente do mundo… Mas mesmo assim ele encontrará um modo de te encontrar. Então nada melhor do que aprender a evitá-lo ao máximo, ou então como suportá-lo, pelo menos.

Imagem real do campo de batalha


Dica 1: Evite o confroto.

Basicamente, não atenda ligações. Caso você tenha um instrumento milagroso chamado “bina” ou “reconhecedor de chamada” ou “trequinho que mostra o número de quem tá ligando”, você sempre poderá checar antes de atender o telefone quem é que está te ligando. Se você conhecer o número, permissão concedida para atender… Mas caso não saiba, é melhor evitar atender. Assim, além de evitar o inimigo de hoje, você evitará amigos chatos que conseguiram seu telefone, a Samara de O Chamado, um falso sequestro pelo telefone. Em troca de evitar atender telefones, o máximo que pode acontecer é alguém que está precisando de sua ajuda urgentemente não conseguir falar com você, tipo alguém sangrando até a morte por ter levado uma facada. Nada pior do que uma chamada de telemarketing.

“Mas eu não consigo evitar atender ao telefone!”

Dica 2: Não mostre piedade.

Essa dica é bem simples de se seguir. Você atende ao telefone, pergunta quem é, se for telemarketing, desligue seu telefone no mesmo momento. Além de evitar uma chamada indesejada, você estará trollando o cara de telemarketing que, ansiosamente, esperava vender algum produto. Ou pelo menos te encher o saco.

“Mas isso é falta de educação”

Dica 3: Faça outra coisa.

Se não seguiu nada até agora porque não consegue simplesmente desligar, prepare-se para a parte mais importante nesse manual de sobrevivência. É extremamente importante que você sempre tenha algo reservado para fazer. Tem que ser algo prático o suficiente para você começar assim que atender e ainda conseguir prestar atenção suficiente para responder um “sim” ou “não”. Eu, particularmente, utilizo bastante essa tática. Como meu telefone é sem-fio, eu sento em frente ao computador e abro o campo minado. Serve para passar o tempo e ainda é bastante divertido, evitando um stress que poderá ser causado pela ligação. Novamente, música é útil nessas horas.

Outro grande ajudante no combate

É IMPORTANTE QUE NÃO TOME SUA ATENÇÃO TODA, ASSIM VOCÊ PODERÁ RESPONDER COMO SE NÃO TIVESSE NADA DE ERRADO.

Dica 4: Keep Trolling.

Isto é bem simples de fazer e vai deixar as ligações de telemarketing muito mais divertidas. Toda vez que você estiver diante do inimigo, invoque toda sua essência troll e tente se divertir ao máximo. Trollagens recomendadas e já praticadas por mim:

1 – Dizer que a pessoa que procuram morreu no dia anterior e fingir um choro.
2 – Ir respondendo como se fosse comprar o produto vendido ou como se estivesse se importando para, no final, dizer um “deixa pra lá” e desligar logo em seguida.
3 – Falar outra língua no telefone (esta é meio besta).
4 – Dar em cima de quem estiver ligando (até agora só usei esta em pessoas de sexo oposto ao meu, mas nada contra quem quiser fazer com pessoas do mesmo sexo).

Mas lembre-se sempre que a criatividade é algo divino, por isso use a sua e invente novos meios de trollar e se divertir.

Dica 5: Sacrifique alguém.

Se alguém estiver por perto na hora, e você não gostar muito desta pessoa, sempre existe a possibilidade de passar o telefone. Como ninguém gosta de atender tais chamadas, uma mentira básica sempre cai bem na hora. Dizer algo como “é pra você, é sua mãe” é simples, rápido, prático e efetivo. Entretanto é importante que, logo em seguida, saia de perto do sacrificado, já que sempre existe a chance de te devolverem o telefone. A desvantagem disso é que só costuma funcionar poucas vezes com cada pessoa.

Dica 6: Use a diplomacia.

Se você não encara isso como uma guerra (coisa que realmente é), simplesmente diga a verdade. Falar que você não está interessado ou que simplesmente está ocupado é sempre uma opção válida e bastante aceita. Caso insistam, você tem a permissão de desligar na cara da pessoa, já que esta estaria te incomodando.

Qualquer outra dica de combate, criticam ou elogio, entre em contato pelo Twitter, Email ou pelo comentários. Espero que encontrem sucesso nessa batalha. Dispensados!

1 comentário

Arquivado em Comofaz?

Uma resposta para “E aí, Comofaz? – Telemarketing

  1. vanny

    cara, eu trabalho em telemarketing e, sinceramente a unica dica que realmente funciona é a 6… apesar de até ter conseguido um encontro com um que ‘deu em cima’ de mim… e no fim das contas, (acreditem) os agentes de telemarketing trollan muito mais que qualquer um dos clientes! (fazer o que né?)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s